Home / Mais notícias / Botafogo disputará 10° Paulistão seguido na temporada 2018
Botafogo disputará 10° Paulistão seguido na temporada 2018

Botafogo disputará 10° Paulistão seguido na temporada 2018

Luís Augusto
laugusto@botafogosp.com.br

Em 2018, o Botafogo disputará o principal torneio estadual do País pelo 10° ano consecutivo. A trajetória do Pantera no Paulistão, nos últimos nove anos, já conta com um total de 162 partidas, entre duelos válidos pelas primeiras fases e etapas decisivas dos Estaduais, com 58 vitórias, 41 empates e 63 derrotas.

Dessa maneira, o Tricolor conquistou 215 pontos em sua trajetória na elite do Campeonato Paulista desde a temporada de 2009. Esse número representa 44,2% de aproveitamento dos pontos disputados até aqui. O Pantera anotou 197 gols a favor e teve as redes balançadas 223 vezes, chegando assim a um saldo de gols de -26.

Dois atacantes despontam como principais artilheiros do Botafogo nos últimos nove anos de participações consecutivas no Paulistão. Anselmo e André Neles, com nove gols cada, são os principais goleadores do time na trajetória recente no Estadual. Anselmo marcou todos os nove gols durante a temporada de 2011, enquanto que André Neles anotou quatro gols em 2009 e outros cinco no ano seguinte.

Nos últimos nove anos, o Botafogo alcançou campanhas de destaque como o título do Troféu do Interior, em 2010, e a trajetória vitoriosa, por exemplo, nas temporadas de 2014 e neste ano, quando o Tricolor chegou até as quartas de final do Paulistão.

Uma curiosidade é que o Botafogo terá uma nova oportunidade para melhorar os números no confronto contra os grandes. Desde que voltou a elite, o Tricolor conseguiu vencer apenas o São Paulo, duas vezes, e o Palmeiras. Já contra o Corinthians os números mostram quatro empates e cinco derrotas. E contra o Santos, time que o Botafogo não vai enfrentar na primeira fase do próximo Paulistão por estar no mesmo grupo, o aproveitamento não é nada satisfatório, com oito derrotas em oito jogos disputados.

O Botafogo foi inserido no Grupo D do Paulistão 2018, ao lado de Santos, Mirassol e Red Bull Brasil. A tabela da competição estadual ainda não foi divulgada pela Federação Paulista de Futebol (FPF).

Foto: Agência Botafogo

Scroll To Top