Home / Mais notícias / Botafogo pega o Ypiranga-RS e crê em classificação
Botafogo pega o Ypiranga-RS e crê em classificação

Botafogo pega o Ypiranga-RS e crê em classificação

Rogério Moroti
rmoroti@botafogosp.com.br

O Botafogo chega à última rodada da primeira fase do Brasileiro da Série C não dependendo apenas de suas forças para conquistar a classificação, mas com boas chances de conseguir uma vaga no mata-mata e continuar sonhando com o acesso à Série B de 2018.

Neste sábado (9), o Tricolor recebe o Ypiranga-RS, às 17h00, no Estádio Santa Cruz, e somente um resultado interessa: a vitória. Qualquer outro resultado não serve ao Pantera.

Além de vencer o Ypiranga-RS, o Tricolor precisa manter o secador acesso em dois concorrentes diretos pela vaga. Vamos lá as possibilidades de classificação do Botafogo. Vencendo o Ypiranga-RS, o Tricolor, que tem 22 pontos, precisa de uma derrota do Tombense-MG para o Macaé-RJ, fora de casa. Se isso acontecer, o Botafogo iguala a pontuação do Tombense-MG, mas levará vantagem no saldo de gols, ficando com a vaga.

O Macaé-RJ pode ser um aliado do Botafogo nesta disputa pela quarta vaga, já que luta contra o rebaixamento e, nas últimas rodadas, vem conquistando vitórias importantes, como sobre o próprio Botafogo, em Macaé-RJ, e contra o Joinville-SC, em Santa Catarina.

A outra hipótese é torcer por uma derrota do Volta Redonda-RJ, que enfrenta o São Bento-SP, em Sorocaba. Porém, como o time carioca tem 25 pontos e oito gols de saldo, o Pantera precisaria golear o Ypiranga-RS, já que seu saldo é de três.

Todos os jogos do Grupo B acontecem neste sábado, às 17h00. São Bento-SP e Tupi-MG, ambos com 28 pontos, já estão garantidos na próxima fase.

Para voltar a vencer e ter chances de classificação, o Botafogo trabalhou duro durante a semana, com o técnico Vica, que conversou muito com os atletas. Ele terá o desfalque do meia Morais, que está com uma lesão muscular.

FICHA TÉCNICA:
Botafogo x Ypiranga-RS
Brasileiro Série C 2017 – 18ª Rodada
Estádio Santa Cruz, em Ribeirão Preto-SP
Data: 09/09/2017 – Horário: 17h00 (de Brasília)
Árbitro: Elmo Alves Resende Cunha – GO (CBF)
Assistente 1: Cristhian Passos Sorence – GO (CBF)
Assistente 2: Edson Antonio de Sousa – GO (CBF)
Quarto Árbitro: José Cláudio Rocha Filho – SP (CBF)

Botafogo – Neneca; Samuel Santos, Caio Ruan, Gladstone e Gerley; Carlos Henrique, Vitinho e Rodrigo Thiesen (Rondinelly); Ronaldo, Wesley e Francis (Alex Gonçalves) . Técnico: Vica.

Ypiranga-RS – Carlão; Pedro Ivo, Tairone, Carlos Faria e Rennan; Henrique, Carrilho, Juninho e Parede; Eder e Gabriel Araújo. Técnico: Hélio Vieira.

CONFRONTO:
Botafogo e Ypiranga-RS já se enfrentaram três vezes, sempre pela Série C do Brasileiro. Os números apontam vitória para cada lado um empate, justamente no último jogo entre as equipes, no dia 9 de julho passado, no Colosso da Lagoa, em Erechim. André Luiz marcou para os gaúchos e Mário empatou para o Tricolor no último minuto.

ESTATÍSTICAS DO CONFRONTO:
3 – Jogos
1 – Vitória do Botafogo
1 – Vitória do Ypiranga-RS
1 – Empates
3 – Gols do Botafogo
3 – Gols do Ypiranga-RS

ARTILHEIROS DO BOTAFOGO NO TORNEIO:
Edno e Wesley (5); Gladstone (2); Carlos Henrique, Mário, Samuel Santos, Morais, Francis, Ronaldo, Isaac Prado e Gerley (1)

ATLETAS LESIONADOS:
Morais

ATLETAS COM AMARELO:
Murillo, Gerley, Cancian, Vicente, Francis, Neneca e Carlos Henrique (2 cartões); Thiesen, Léo Coca, Samuel Santos, Edno, Vinicius Simon, Gladstone, Ronaldo, Morais e Isaac Prado (1)

ATLETAS SUSPENSOS:
Nenhum

NOTAS CURTAS:

  • O Tricolor foi vice-campeão da Série C do Brasileiro em 1996, perdendo a final para o Vila Nova-GO, mas conquistando o acesso para a Série B do Brasileiro de 1997.
  • O zagueiro Caio Ruan, de 22 anos, já realizou 53 jogos com a camisa profissional do Tricolor. Capitão do Pantera no vice-campeonato da Copa São Paulo Júnior de 2015, Caio fez o gol da vitória do Botafogo sobre o São Caetano, que praticamente garantiu o acesso do Botafogo à Série C do Brasileiro.
  • O goleiro Neneca é um dos ídolos atuais do Tricolor. O arqueiro chegou ao Pantera em junho de 2015 e já realizou 82 jogos oficiais, somando 28 vitórias, 35 empates e 19 derrotas. Sofreu 66 gols nestas partidas.
  • O volante Rodrigo Thiesen já realizou 58 jogos pelo Pantera. O atleta chegou ao clube em junho de 2015, e já entrou em campo 17 vezes pela Série D 2015, 14 pelo Paulistão 2016, 15 pela Série C de 2016, três vezes no Paulistão 2017, e nove nesta Série C.
  • Quatorze jogadores do elenco da Série C 2017 foram revelados pelo Botafogo, são eles: João Lucas, Talles, Gabriel Luiz, Mayc, Carlos Henrique, Caio Ruan, Júlio Vaz, Murillo, Léo Coca, Guilherme Café, Bruno Rocha, Jonata Machado, Wesley e Isaac Prado.
  • O lateral-direito Samuel Santos já realizou 62 partidas oficiais pelo Tricolor, com seis gols marcados.
  • O Botafogo contratou doze reforços para a Série C 2017, são eles: Rondinelly, Vinícius Simon, Alex Gonçalves, Gerley, Cardoso, Gladstone, Mateus Cancian, Walfrido, Mário, Vicente e Ronaldo e Morais.
  • Contratado para sua terceira passagem pelo Botafogo, o atacante Francis já realizou 69 jogos com a camisa do Pantera, anotando 21 gols.
  • Francis fez 15 jogos e oito gols na Copa Paulista de 2012; no Paulistão de 2013, o atacante fez 19 jogos e dois gols; e na Série D de 2015, ele atuou por 14 jogos, marcando seis gols, sendo três na primeira partida da final, contra o River-PI. Ele marcou quatro gols no último Paulistão.

Foto: Artur Moresca/Agência Botafogo

Scroll To Top