Home / Centenário / Santa Cruz completa 50 anos; Conheça um pouco da história
Santa Cruz completa 50 anos; Conheça um pouco da história

Santa Cruz completa 50 anos; Conheça um pouco da história

Agencia Botafogo
imprensa@botafogosp.com.br

O Maior do Interior está em festa! O estádio Santa Cruz completa 50 anos de existência neste domingo (21).

A praça esportiva foi fruto do trabalho árduo de muitos abnegados e apaixonados torcedores durante um período de construção que durou longos 15 anos. A obra teve início na gestão do então presidente Waldomiro Silva e foi concluída apenas na administração de Atílio Benedini Neto. O terreno de três alqueires no bairro da Ribeirânia, onde havia um cafezal, foi com o tempo dando espaço ao Estádio Santa Cruz. O projeto final contou com a assinatura de Secundino Espíndola, diretor do Botafogo, e do arquiteto Mario Reginato.

Tudo começou em 21 de janeiro de 1968, quando o gigante estádio do Tricolor foi inaugurado. Para celebrar a data, a diretoria do Botafogo convidou a Seleção da Romênia, que fazia uma excursão pelo Brasil, para participar de um amistoso internacional histórico.

O sócio número 1 do Botafogo, Francisco Oranges, foi escolhido para descerrar a fita simbólica no centro do gramado. Quando a bola rolou, o time botafoguense não deu a menor chance para os romenos. Sicupira, Jairzinho, Carlucci, duas vezes, e Paulo Leão, duas vezes, marcaram os gols da vitória do Tricolor, por 6 a 2. O Botafogo, do técnico, Floreal Garro, atuou no amistoso internacional com Dirceu; Zé Carlos, (Eurico), Mendes, Roberto Rebouças e Carlucci; Roberto Pinto (Luiz Américo) e Márcio; Jairzinho, Sicupira, Paulo Leão e Totó.

Em toda a história, o Santa Cruz também foi palco de grandes decisões. Em 1995, Corinthians e Palmeiras disputaram o título paulista, enquanto que, em 2001, o Botafogo brigou com o Corinthians pela conquista da taça estadual.

Confira no folder abaixo alguns tópicos importantes da história do Santa Cruz.

CLIQUE NA FOTO PARA AMPLIAR
santa cruz 50 anos

CLIQUE NA FOTO PARA AMPLIAR

O quadro acima foi colocado nesta semana na sala da presidência do Estádio Santa Cruz. É uma panorâmica da partida inaugural, Botafogo 6 a 2 na Romênia. O quadro foi uma doação do conselheiro vitalício Octávio Valini Filho, O "Tavico", pai do atual vice-presidente Octávio Valini Júnior.

O quadro acima foi colocado nesta semana na sala da presidência do Estádio Santa Cruz. É uma panorâmica da partida inaugural, Botafogo 6 a 2 na Romênia. O quadro foi uma oferta de Octávio Valini Filho, O “Tavico”, pai do atual vice-presidente Octávio Valini Júnior.

ELENCO

Scroll To Top