ÍDOLOS DO PASSADO

« confira aqui as histórias dos grandes craques que defenderam as cores do Botafogo »

Arte, no futebol, nunca foi adjetivo.

- Sócrates

  • Geraldão / Hall da Fama
  • SÓCRATES / Hall da Fama
  • EM BREVE UM NOVO ÍDOLO, 🙂

"Ou vocês definem logo o nome ou então 'bota fogo' em tudo e acabem com essa história..."

Em 12 de outubro de 1918 nascia oficialmente o Botafogo Futebol Clube. Uns dizem que esse nome foi inspirado por uma frase dita por um dos presentes no dia da fundação, frente à grande dificuldade de se chegar em um consenso a respeito do nome da nova agremiação que nascia alí. A frase teria sido mais ou menos assim: “Ou vocês definem logo o nome ou então ‘bota fogo’ em tudo e acabem com essa história”. Certo ou não, de fato haviam outras características que sugeriam o nome BOTAFOGO para os presentes no dia da reunião: na época, a atual rua Saldanha Marinho chamava-se “Botafogo” e, ao mesmo tempo, a expressão “bota fogo” era bastante falada pelos funcionários da Estrada de Ferro Mogiana.

Bom, fato mesmo é que o Botafogo surgiu como forma de unificar e conferir ainda mais identidade para a cidade de Ribeirão. No início do séc. XX, Ribeirão Preto era palco de verdadeiras batalhas entre os clubes de futebol que representavam cada bairro da cidade. Na Vila Tibério, por exemplo, eram três: União Paulistano, Tiberense e Ideal Futebol Clube. Os clubes da Vila Tibério se uniram aos funcionários da antiga Estrada de Ferro Mogiana e da Companhia Antarctica Paulista para começar a construir as primeiras fundações do Pantera.

Seja um Botafanático

Siga os canais oficiais do Botafogo FC e junte-se à torcida do maior do interior

Nas arquibancadas, a torcida grita. Mas, nas redes sociais, a torcida curte e compartilha. Faça parte do dia a dia do Botafogo FC e mostre a todos que a paixão pelo futebol acontece tanto nos estádios como fora deles.

fb
twitter

Parceiros

  • kappa_logo_pb
  • Unimed_RP_logo_cinza
  • logo-pacaembu-construtora_logo
  • eurobike_logo