Sócrates

Sócrates Brasileiro Sampaio de Souza Vieira de Oliveira

19 de fevereiro de 1954, Belém (PA)

número da camisa

meio-campista

Números

269

JOGOS PELO BFC

101

GOLS PELO BFC

60

JOGOS PELA SELEÇÃO

22

GOL PELA SELEÇÃO

Sócrates Brasileiro Sampaio de Souza Vieira de Oliveira, mais conhecido como Sócrates, ou ainda Doutor e Magrão, foi um renomado jogador de futebol, considerado um dos melhores do Brasil e, segundo a FIFA, um dos melhores do mundo, que atuava como meia e atacante. Pelos clubes que defendeu, tornou-se ídolo. Formando em medicina, ele ainda foi técnico de futebol, articulista e comentarista esportivo, além de, eventualmente, atuar como músico, ator e produtor teatral. Chega ao clube aos 15 anos. Estreia no profissional em julho de 1972, em amistoso. Faz seu primeiro jogo oficial em março de 1973, contra o Juventus. Em 1976, torna-se artilheiro do Paulistão com 15 gols, sete deles marcados em um jogo contra a Portuguesa Santista. Em 1977 é campeão da Taça Cidade de SP. No primeiro turno, o Botafogo venceu o Santos dentro da Vila Belmiro por 3 a 2, com direito a dois gols de Sócrates, um deles usando seu calcanhar sensacional. Na semifinal, passou pelo Guarani e na final do turno empatou sem gols com o São Paulo, no Morumbi, e voltou com a taça para o interior. Na chegada à cidade, milhares de ribeirão-pretanos receberam os craques Sócrates, Zé Mario, João Carlos Motoca e Lorico.

Daí por diante, o Doutor vestiu diversas camisas de times do Brasil e do mundo, conquistou mais títulos, foi um gênio e capitão da seleção brasileira. Porém, nunca escondeu o seu amor pelo Botafogo até que, em 1989, finalmente retorna a Ribeirão Preto para encerrar definitivamente a carreira. Disputa sete jogos em sua segunda passagem pelo Botafogo e em 26 de novembro se despede dos gramados como jogador profissional de futebol, jogando 45 minutos em um amistoso contra o Itumbiara. Depois de Sócrates o futebol nunca mais foi o mesmo.

Seja um Botafanático

Siga os canais oficiais do Botafogo FC e junte-se à torcida do maior do interior

Nas arquibancadas, a torcida grita. Mas, nas redes sociais, a torcida curte e compartilha. Faça parte do dia a dia do Botafogo FC e mostre a todos que a paixão pelo futebol acontece tanto nos estádios como fora deles.

fb
twitter

Parceiros

  • kappa_logo_pb
  • Unimed_RP_logo_cinza
  • logo-pacaembu-construtora_logo
  • eurobike_logo